Como acordar cedo? 4 Vantagens incríveis de acordar cedo que você precisa conhecer

Share on Pinterest

Você que saber como acordar cedo garantidamente todos os dias e quais as vantagens o o impacto que isso terá em sua vida, então pegue um papel e uma caneta e venha daí que o quero sucesso está no ar!

Antes de passarmos às estratégias sobre como acordar cedo é importante que você perceba porque é que acordar cedo pode ter um enorme impacto em sua vida!

Porque é que você deve acordar cedo todas as manhas?

Vantagens de acordar cedo #1 – Acordar cedo dá-lhe uma vantagem competitiva

Você já ouviu o antigo provérbio que diz “O pássaro madrugador é o primeiro a caçar a minhoca”? A verdade é que se você se quer tornar excepcional você necessita acordar mais cedo para se preparar, preparar a sua mente, o seu caráter, o seu coração, preparar o seu espirito e exercitar seu corpo e a sua mente.

E porque é tão importante você estar preparado e exercitado antes de começar seu dia?

É simples, veja o exemplo dos lutadores profissionais, na sua maioria eles chegam ao ringue bem antes do começo de cada luta, para se prepararem, para se concentrarem na luta e esvaziarem a mente de tudo o resto que os rodeia.

“Com uma cabeça boa, o atleta menos talentoso pode sobrepujar um adversário superior tecnicamente e fisicamente, mas que tem o lado psicológico mal trabalhado.”
Eduardo Ferreira – editor executivo da revista UFC Brasil

O hábito de acordar antes do mundo dá-lhe uma vantagem considerável pois você começa o dia alinhado com seus objetivos, você começa o dia com um sentimento de auto-conquista e se sentirá naturalmente menos reativo e mais produtivo.

Vantagens de acordar cedo #2 – Acordar cedo reforça a sua força de vontade

Força de vontade é a habilidade de controlar o comportamento, a atenção e as emoções tendo em vista uma meta maior, ou seja quanto maior for a sua determinação e disciplina e quanto menor forem a suas distrações e impulsos imediatos maior será a sua força de vontade.

A força de vontade é um recurso limitado, ela funciona como um combustível que aproxima você de sua meta maior, mas com o passar do dia esse combustível vai sendo consumido pelo excesso ideias, de e-mails, de redes sociais, de reuniões, de tarefas… a que somos submetidos.

Isso significa que é de manhã que os seus níveis força de vontade se encontram mais elevados e é nessa altura que você consegue ser mais produtivo.

Vantagens de acordar cedo #3 – Acordar cedo deixa você mais alinhado com seus objetivos

Se você acorda em cima dos seus compromissos, você não tem tempo para se preparar, nem se exercitar, nem ao menos refletir, e o maior problema é que isso traz atralado um efeito bola de neve de prazos não cumpridos, desleixo, resultados decepcionantes, estresse, tédio e fraca autoestima.

Com o tempo você acaba se perdendo, se desfocando, suas expetativas vão diminuindo e você acaba abandonando seus sonhos.

Veja bem, as pessoas bem sucedidas são extremamente focadas nas poucas coisas que que têm o maior impacto em seus resultados! E se é verdade que seus níveis força de vontade se encontram mais elevados de manhã também é verdade que é nesta altura que você está mais focado.

Se você aproveitar bem estas primeiras horas da manhã para se exercitar, para trabalhar seu mindset, seu desenvolvimento pessoal, para rever suas metas e objetivos, você estará se posicionando para alcançar resultados extraordinários.

Vantagens de acordar cedo #4 – Acordar cedo promove o desenvolvimento de uma atitude vencedora

No dicionário atitude é sinónimo de desejo e propósito e você sabe qual é o oposto de atitude no dicionário? É inercia e apatia.
Ao se levantar antes das pessoas “comuns” você estará vencendo a inércia e conquistando um primeiro propósito que é ir em busca da sua melhor versão e você deixa de se ver como uma vitima que tem que acordar cedo por obrigação e se sente mais forte e autoconfiante.

Agora que já vimos as vantagens de acordar cedo, vamos ver como fazer disso uma realidade.

A GRANDE QUESTÃO: COMO FAÇO PARA ACORDAR CEDO?

Questao: Como Acordar Cedo

Como qualquer disciplina que você pretenda adquirir na vida, também acordar cedo é uma questão de hábito, mas então como é que se desenvolve um hábito?

Segundo um estudo da University College of London publicado no European Journal of Social Psychology são necessários em média 66 dias para que um comportamento humano se torne automático.

Portanto são necessários em média 66 dias de prática e repetição consistente para que alguém consiga adquirir um novo hábito, então se você deseja realmente acordar cedo, sem esforço e de forma natural saiba que serão necessários 66 dias de luta batalhando contra o desconforto e contra a inércia até que isso se torne parte integrante do seu ser.

Atenção: Não caia na armadinha de pensar que acordar cedo é só difícil para você, também não dê ouvidos a opiniões de pessoas que dizem que é muito difícil de acordar cedo mas não o fazem!

Tanto é doloroso para você adquirir o hábito de acordar cedo, como foi é para qualquer pessoa que tenha esse desejo, a diferença é que alguns estão dispostos a pagar o preço que a maioria não quer pagar.

Adquirir um novo hábito é um desafio que é doloroso no começo, é desafiante pelo meio mas que é delicioso no final.

Veja alguns exemplos de hábitos e segredos dos empreendedores de sucesso:

Acordar cedo foi um grande desafio para mim e acreditem comigo levou até mais de 66 dias para conseguir que se tornasse algo confortável, porque eu costumava pensar que produzia mais entre a meia noite e as 3:00 da manhã.

Mas o que é certo é que tudo mudou para mim desde que eu me comecei a acordar cedo, me sinto mais produtivo, mais disposto e ainda meus níveis de felicidade e meus resultados aumentaram exponencialmente.

Então agora vou passar para você algumas dicas que eu usei e uso para conseguir acordar cedo diariamente.

Como acordar cedo #1 – Comece de forma faseada

como-acordar-cedo-de-forma-faseada

Crédito da imagem: ManuelMT

A melhor forma de conseguir acordar cedo é faze-lo de forma faseada, por exemplo deitando-se e acordando 15 minutos mais cedo todos os dias.

Este principio se aplica a qualquer mudança que você queira fazer em sua vida. Com certeza, você, tal como eu, já ficou sem malhar por um bom tempo e quando voltou para a academia voltou com tudo e o que é que acontece? Pois é você fica cheio de dores e nos próximos dias não volta a colocar os pés na academia.

O mesmo vai acontecer se seu corpo estiver programado para dormir à 1:00 e de um momento para o outro você se começa a deitar ás 22:00, é muito provável que você rebole 2 horas na cama até pegar no sono.

Como acordar cedo #2 – Use despertador

Tal como a agenda faz parte da vida da vida de qualquer empreendedor, também o despertador deve fazer, pois ele tem uma função disciplinadora que ajuda você a ser consistente com seu objetivo.

Eu recomendo vivamente que você instale uma app gratuita chamada Sleep Cycle ela existe tanto para iOS como para Android e é simplesmente fantástica.

Esta app funciona da seguinte forma, você define o período em que deseja acordar, por exemplo se deseja acordar as 5:00 você seleciona o período das 4:30 ás 5:00, então basta deixar o celular do seu lado na cama, que a app irá analisar seus padrões de sono através dos seus movimentos e irá escolher o momento em que o seu sono estiver mais leve, para então acordar você com uma das melodias maravilhosas que estão ao seu dispor permitindo um acordar agradável e relaxante.

Assim nem custa acordar cedo! 🙂

Caso você tenha um sono pesado, o meu conselho é que coloque o despertador com o som bem alto e longe da sua cama, para você ser obrigado a levantar-se para o desligar, nesse caso é garantido que você acorda.

Como acordar cedo #3 – Prepare-se para um sono tranquilo

É importante que você não durma à tarde, pois isso pode reduzir seu sono à noite e provocar insônias, mesmo que se sinta cansado, espere pela noite para dormir.

Nunca leve com você para a cama seu notebook ou tablet, coloque seu celular em modo de voo, também não assista TV, ao navegar na internet, ao frequentar redes sociais ou ao assistir TV na cama você estará estimulando seu cérebro e suprimindo os níveis de melatonina em seu corpo, que é exatamente o contrário do que se pretende para uma boa noite de sono.

E quando se trata de dormir você deve faze-lo no escuro, no máximo mantenha acesa uma luz amarela de baixa intensidade e considere cobrir todos os aparelhos eletrônicos que emitam luz, pois só assim seu corpo produzirá a melatonina necessária para que você tenha um sono profundo e relaxante.

Como acordar cedo #4 – Pratique exercício físico ao acordar

Assim que acordar comece por fazer algum tipo de exercício físico!

Porquê? A forma como você se sente ao acordar não é necessariamente a forma como você se irá sentir meia hora depois.

O fato de você sentir preguiça ou de se sentir em baixo de manhã é perfeitamente normal pois o nosso corpo produz um hormônio durante a noite chamado melatonina que é responsável pela regularização do sono, o segredo aqui é não se entregar à preguiça e não racionalizar, assim que acordar calce uns ténis e vá caminhar ou correr.

Praticar exercício físico pelo menos por 30 minutos é fundamental neste processo de conseguir acordar cedo pois ativa a produção de dopamina, neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer e motivação fazendo com que você perca o sono e se sinta energizado, mesmo que pouco tempo antes você estivesse sentindo uma preguiça gigante.

Ao praticar exercício físico seu corpo também irá produzir serotonina que é o hormônio responsável pelo bom humor, então não só você se sentirá mais energizado como também se sentirá mais feliz.

Como acordar cedo #5 Dica: Exercite sua mente ao acordar

Se você deseja melhorar realmente sua vida e se tornar uma pessoa melhor a cada dia só existe um caminho que é o caminho do conhecimento.

Qualquer pessoa bem sucedida tem um insaciável apetite por conhecimento, sabe porquê?

Porque o sucesso não é um destino, porque ele não é garantido, não basta você se tornar bem sucedido e pronto acabou.

Quanto mais formas de ser feliz você conhece mais feliz você se torna, quanto mais formas de cuidar da sua saúde você conhece, mais saudável você se torna, quanto mais formas de ganhar dinheiro você conhece, mais rico você se torna…

Você entendeu o conceito!

Como disse Abraham Lincoln:

“Eu não dou valor a um homem que não é mais sábio hoje do que era ontem”

Como disse Robin Sharma:

“Para duplicar seus rendimentos, triplique seu nível de aprendizagem”

Então nada como juntar o útil ao agradável, você pode exercitar seu corpo e sua mente em simultâneo, basta levar com você um aparelho de áudio com algumas musicas motivadoras ou um podcast inspirador para escutar enquanto você se exercita, isso lhe dará um estimulo extra para se exercitar e desfocar do exercício em si que pode se tornar penoso caso esteja com um estado de espirito melancólico ou pensativo.

Alguns podcasts que eu recomendo e que serão ótimos companheiros enquanto você se exercita:

Português:

Podcast do Quero Sucesso

GV Cast

Podcast da Bel

Nerd Cast

Man in the Arena

Dicas de Negociação e Vendas

Inglês:

The Charged Life

The School of Greatness

Entrepreneurial Thought Leaders

HBR IdeaCast

John Maxwell

Como acordar cedo #6 – Planeje e reveja sua metas e compromissos do dia

Bom esta é a ultima dica e é não menos importante do que qualquer uma das anteriores, pois apenas esta dica mudará todo o curso do seu dia e inevitavelmente os seus resultados gerais a curto prazo.

Reserve sempre um momento para planejar e agendar seus compromissos e tarefas prioritárias, para que você não corra o risco de ser interrompido por acontecimentos de menor importância.

Ao se desviar do que é prioritário, seus resultados se irão desviar das suas previsões iniciais.

E lembre-se as tarefas que são agendadas são as que na sua maioria são realizadas.

Recapitulando… Como acordar cedo e quais as vantagens disso?

Aqui estão as dicas de como acordar cedo e quais as vantagens disso, caso você deseje ter uma referência fácil para se guiar.

Vantagens de acordar cedo:

  1. Acordar cedo dá-lhe uma vantagem competitiva
  2. Acordar cedo reforça a sua força de vontade
  3. Acordar cedo deixa você mais alinhado com seus objetivos
  4. Acordar cedo promove o desenvolvimento de uma atitude vencedora

Como acordar cedo:

  1. Comece de forma faseada
  2. Use despertador
  3. Prepare-se para um sono tranquilo
  4. Pratique exercício físico ao acordar
  5. Exercite sua mente ao acordar
  6. Planeje e reveja sua metas e compromissos do dia

Conclusão (Como Acordar Cedo?)

Você não encontrou este artigo por acaso, e se você o leu até ao final é porque decididamente está empenhado em começar a acordar cedo e fazer a diferença, ótimo! Estamos juntos nesta jornada.

Aproveite que chegou até aqui e teve acesso a estas informações e tome a decisão de iniciar a jornada de acordar cedo, acredite você vai-se sentir mais bem disposto, com uma energia incrível e isso irá se refletir em todos os campos de sua vida.

E, para finalizar, gostaria de lhe pedir que deixa-se seu comentário logo abaixo pois eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo, se as dicas foram úteis para você e quais as dificuldades que está encontrando caso não esteja conseguindo acordar cedo.

Lembre-se, o sucesso não é acidental ele provém de longos dias de luta e se você estiver disposto a pagar o preço que a maioria não quer pagar, você será amplamente recompensado.