Crise Econômica é passageira ou veio para ficar?

Share on Pinterest

Em tempo de crise econômica como o que vivemos hoje para muitos este está sendo o pior dos tempos e para outros está sendo o melhor dos tempos.

Alguns exemplos de pessoas que não estão sentindo os efeitos da crise econômica:

Travis Kalanick – @Uber

Veja o exemplo do fundador da Uber o Travis Kalanick, esse cara definitivamente não está sentindo os efeitos da crise econômica, ele entrou esse ano para a lista dos mais novos bilionários da Forbes com uma sua fortuna pessoal avaliada em mais de US$ 5,3 Bilhões.

Uber é uma aplicação de smartphone que permite que qualquer pessoa que cumpra os requisitos, se torne um motorista particular sem que tenha uma licença especifica emitida pelo governo.

A Uber liga instantaneamente motoristas a pessoas na sua área que precisam de se deslocar.

E este modelo de negócio está sendo um sucesso por vários motivos:

  • 1º é segurança pois ambos motoristas e passageiros estão registrados na plataforma, e em caso de insatisfação o cliente poderá abrir uma disputa e ter seu dinheiro restituido.
  • 2º é a flexibilidade e praticidade para ambos motoristas e passageiros, pois os motoristas só trabalham quando se conectam á aplicação e os passageiros têm aí uma alternativa aos meis de transporte tradicionais.

Mas se para a Uber está sendo um bom momento, para os motoristas de transportes tradicionais como os taxistas está sendo o pior dos tempos.

E daí as grandes polémicas que temos assistido diariamente principalmente no Brasil e em França ao considerarem a Uber um serviço ilegal de táxi.

 

Elizabeth Holmes – @eholmes2003

Outro exemplo de sucesso em tempo de crise econômica é a mais jovem mulher a tornar-se bilionária, com apenas 30 anos já conta com uma fortuna pessoal na ordem dos US$ 4,5 Bilhões.

Estou falando da Elizabeth Holmes, fundadora do laboratório Theranos que está revolucionando o setor de diagnósticos, com testes mais simples, rápidos e baratos.

Graças a ela em breve qualquer um de nós poderá fazer uma analise em uma farmácia mais próxima com apenas algumas gotas de sangue, urina ou outros fluidos.

 

laboratório Theranos

No caso das análises ao sangue como são analisadas apenas algumas gotas de sangue, não será necessário mais usar. Pois, a coleta é feita com um dispositivo semelhante ao usado em diabéticos para exames de glicose.

Mas se para a Elizabeth Holmes e o laboratório Theranos está sendo o melhor dos tempos para os laboratórios e clinicas de análises está sendo o pior dos tempos.

Basta olhar ao redor e vemos inúmeros outros exemplos, de pessoas e empresas que estão atravessando bons e maus momentos.

E como pode existir uma diferença tão grande entre aqueles que chegaram tão longe e outros que vivem lutando em busca de respostas para a sua vida e o seu futuro!

Charles Dickens um renomado escritor inglês lançou em 1859 um romance chamado “Um conto de duas cidades”, e o romance começa assim:

Aquele foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos, foi a idade da razão, a idade da insensatez, a época da crença, a época da descrença, a estação da Luz, a estação das Trevas, a primavera da esperança, o inverno do desespero, tínhamos tudo diante de nós, não tínhamos nada diante de nós…

Será que quando Charles Dickens lançou este romance era uma época de crise?

Ou será que sempre foi época de vencer e época de fracassar?

Como vencer a crise econômica?

Tal como não existe noite sem dia, frio sem calor, saúde sem doença, bem sem mal… Também não existe prosperidade sem crise, senão não lhe poderíamos chamar prosperidade, teríamos que lhe chamar outra coisa, pois uma pressupõe a outra.

A vida é um misto de aspetos positivos e negativos, um misto de oportunidades e adversidades.

A grande questão que se coloca, não é se existe crise, e sim, o que eu posso fazer para prosperar e ter sucesso em época de crise econômica?

Se a sua realidade começa com os seus sonhos, é muito provável que os seus sonhos se tornem uma realidade. E porque isso acontece?

Sonhar faz a sua imaginação trabalhar para você, sonhar e acreditar que você pode, é o primeiro passo para você desenvolver o entusiasmo e o planeamento necessário para alcançar seus objetivos.

Fazer de seus sonhos suas prioridades, faz com que você desenvolva a persistência necessária para os alcançar.

A maioria das pessoas falham porque não sonham ou desistem dos seus sonhos muito cedo limitando-se a viver em modo de sobrevivência.

 

Uma História para você refletir

Quero-lhe contar uma história de um sonhador que desistiu muito cedo.

Esse cara adorava refrigerante, então ele entrou no negócio dos refrigerantes com uma soda chamada 3up, mas fracassou.

Aí ele tentou de novo e começou do zero com uma nova soda chamada 4up, mas novamente não estava dando muito certo e ele decidiu chamar ao produto 5up e trabalhou arduamente para fazer com que funcionasse mas ele fracassou de novo.

Mais tarde ele percebeu que ainda amava soda e não se conformava com o fato de não ter dado certo. Aí ele decidiu avançar com um novo produto chamado 6up, mas novamente ele falhou e decidiu que dessa vez não tentaria novamente.

Mas alguns anos mais tarde alguém inspirado na história decidiu criar uma soda idêntica chamada 7up que se tornou um êxito mundial até hoje.

7up nova embalagem

Para concluir gostaria de saber, se caso eu perguntasse a você agora qual é o seu maior sonho/objetivo, você saberia me responder em apenas uma linha?

Pense nisso…

Não importa se você é pequeno ou grande, amador ou expert, defina bem seu sonho/objetivo principal. Pense bastante sobre isso. Planeje meios e formas definidas de alcança-lo e baseie esses planos em uma persistência que não admita o fracasso.

Espero que você tenha gostado desse artigo sobre como encarar e vencer a crise e como usar essas estratégias na busca por um futuro brilhante para você e toda a sua família!

Se você gostou desse artigo ou tiver alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, compartilhe a sua opinião nos comentários e não esqueça de se inscrever em nossa lista de emails (é gratuito) para receber novos artigos e dicas exclusivas para assinantes.

Votos de muito sucesso a todos!

(crédito das imagens: Photodune, Theranos, 7up)