5 razões para a falta de tempo e como contorná-las

Share on Pinterest

Falta de tempo, você também sofre desse mal?

O nosso tempo é precioso, e o que fazemos com o nosso tempo determina o nosso destino.

Muito dizem que a vida é pequena e que é uma passagem e que acredito que isso seja mais uma desculpa que essas pessoas usam para atravessar a vida de forma passiva.

Eu acredito que a vida é uma coleção de experiências em frequência e intensidade, mas a maioria das pessoas que conheci ao longo da vida acreditam que coisas como viajar, assitir a uma peça de teatro, ir ao cinema ou a um jogo, ou simplesmente jantar fora, são apenas futilidades e um desperdício de dinheiro.

Não recrimino essas pessoas, a maioria dessas pessoas sai de casa com medo, com medo de gastar, com medo de sofrer um acidente, com medo de serem assaltadas, com medo de não saberem falar a língua nativa, com medo da comida não ser boa, com medo dos mosquitos, com medo, com medo, com medo…

A falta de planejamento e a falta de confiança faz com que sejam dominadas por medos e preconceitos e o que deveriam ser experiencias de sonho, acabam por se tornar intermináveis pesadelos.

E quem disse que é necessário gastar dinheiro para colecionar boas experiencias!

Atualmente moro junto a uma praia paradisíaca em Florianópolis onde passo a maior parte do ano colecionando experiencias únicas e gratuitas J nas horas vagas.

Corro na praia todos os dias, faço standup padle na lagoa, faço surf, pesco de tarrafa… Pois acreditem conheço uma pessoa que passa o ano inteiro sem ir a praia porque não gosta de calor, nem de areia, nem de insetos… e por aí vai!

Este é um pequeno exemplo de como 2 pessoas no mesmo local e com os mesmos recursos preenchem o seu tempo de formas tão diferentes.

Mas sem me querer alargar neste assunto quero falar de um problema que é comum a todos nós que é o sentimento de falta de tempo.

Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de planejamento – Albert Einstein

Então porque é que sentimos que temos falta de tempo e o que é que podemos fazer para abrandar o nosso relógio.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre como as razões abaixo podem estar gerando falta de tempo:

  • Acordar tarde
  • Trabalhar duro muito tempo
  • Tudo tem a mesma importância.
  • Falta de planejamento e agendamento
  • Distração

Se parece interessante, não deixe de compartilhar esse post com seus amigos:

Eu vou enumerar 5 razões pelas quais sentimos falta de tempo e como fazer para contorná-las.

1. Acordar tarde

falta de tempo

Segundo a National Sleep Foundation um instituto de pesquisa sem fins lucrativos dos Estados Unidos, formada por 18 cientistas e pesquisadores da especialidade são recomendadas 7 horas de sono no caso dos adultos. O que significa que se vôce for dormir as 11:00 e acordar as 6:00 você terá dormido as horas recomendadas e estará acordando cedo, assim terá tempo para se preparar, se exercitar, refletir, e o maior beneficio disso é que ainda estará a tempo de cumprir com seus compromissos profissionais o que lhe trará melhores resultados e maior auto autoestima.

Sua auto estima ficará cada vez mais elevada e com o tempo você terá melhores resultados, suas expetativas vão aumentando e você estará cada vez mais próximo de concretizar seus sonhos.

Veja bem, as pessoas bem sucedidas são extremamente focadas nas poucas coisas que que têm o maior impacto em seus resultados!

É de manhã que seus níveis força de vontade se encontram mais elevados então é nesta altura que você está mais focado.

Se você aproveitar bem estas primeiras horas da manhã para se exercitar, para trabalhar seu mindset, seu desenvolvimento pessoal, para rever suas metas e objetivos, você estará se posicionando para alcançar resultados extraordinários.

Acordar cedo tem inúmeras vantagens, inclusive já escrevi um artigo no Quero Sucesso sobre as vantagens de acordar cedo que é um verdadeiro guia completo:

Como acordar cedo? 4 Vantagens incríveis de acordar cedo que você precisa conhecer

2. Trabalhar duro muito tempo

falta de tempo

A maioria de nós é extremamente comprometida com nossos objetivos isso faz com que queiramos dar 100% de nós! Mas cuidado para não cair nesta armadilha.

Se você tentar cortar uma árvore com um martelo é provável que você demore cerca de um mês, e estará ocupado o mês inteiro a martelar. Mas se você trocar o martelo por um machado é provável que corte a mesma árvore em 30 minutos. E tem mais, se você contratar uma pessoa para cortar a árvore no seu lugar você terá 30 minutos a mais para plantar outras árvores.

O segredo não está em trabalhar duro e sim de forma inteligente. Quando comecei a trabalhar com vendas ainda na adolescência eu conheci vendedores que fechavam 9 em cada 10 vendas, enquanto que eu fechava aproximadamente 1 em 10.

Ou seja no mesmo período de tempo outro vendedor fazia 9 vendas e eu fazia 1 venda, claro que o meu pensamento imediatista me levou crer que eu não era bom o suficiente ou que não tinha nascido para vendas… Mas não tem nada a ver com isso.

Simplesmente eu não possuía as mesmas ferramentas para fechar vendas, enquanto que o outro vendedor fechava vendas com um “machado” aqui o machado dele eram bons argumentos, persistência, confiança, etc… eu fechava vendas com um “martelo”.

O que eu quero dizer é simples. Quanto mais você desenvolver suas capacidades melhores resultados você terá em menos tempo.

Então invista mais tempo em você, assista a mais vídeos como este e a menos televisão, leia mais livros na sua área e menos jornais, procure vozes de valor e afaste-se um pouco daqueles que nada têm a somar, faça mais cursos e formações e acima de tudo colecione experiências memoráveis.

3. Tudo tem a mesma importância

falta de tempo

A maioria das pessoas tem um problema de priorização. Eles não classificam as tarefas por ordem de importância ou sequer tomam decisões sobre o que é mais importante em suas vidas, então como nós temos sempre 1000 coisas fazer num dia, ao não escolhermos fazer o que é mais importante acabamos exaustos tentando fazer tudo, ou acabando por fazer aquilo que é menos importante e que menos impacto trará aos nossos resultado finais.

Pense em seus objetivos principais e em todas as coisas que você quer fazer e, em seguida, decida fazer apenas o que é importante para você.

Não inicie nenhuma atividade sem se perguntar primeiro se realmente precisa fazer isso no momento ou se isso é algo prioritário, assim você garante que está fazendo um uso mais eficiente de seu tempo.

Isto traz-me à memória uma história em que Jony Ive chefe de design da Apple conta que Steve Jobs era uma pessoa altamente focada e que todos os dias colocava a Ive a mesma questão “quantas vezes você já disse NÃO hoje”?

Segundo Steve Jobs para você se conseguir focar plenamente naquilo que é mais importante você tem que estar disposto a recusar diariamente um sem fim de propostas, inclusive mesmo até de oportunidade tentadoras.

O meu conselho é precisamente esse, diga não a tudo o que se coloque entre você a suas tarefas prioritárias até que estas estejam concluídas.

4. Falta de planejamento e agendamento

falta de tempo

As pessoas que não planejam e agendam os seus afazeres e os revêm regularmente muitas vezes acabam perdendo seu tempo e energia em coisas que não importantes e que não têm grande peso em seus resultados finais.

Isto é especialmente verdade quando, com o passar do tempo, as suas prioridades mudam no entanto elas continuam a fazer as mesmas coisas que sempre fizeram, esperando resultados diferentes.

Por esse motivo é que os empreendedores de sucesso planejam cuidadosamente os seus hábitos, rituais e rotinas.

Não permita que a falta de tempo sirva de desculpa para não atingir seus objetivos, reveja seu planejamento com uma periodicidade semanal, mensal e mesmo anual, organize e agende diariamente suas tarefas por ordem de prioridades e carregue sua agenda com você para onde for, assim irá garantir que o seu dia não será consumido com tarefas desnecessárias e que os seus esforços se alinham com suas metas e objetivos gerais.

5. Distração

falta de tempo

Cada dia temos ao nosso alcance mais motivos tentadores para nos distrairmos, então não é de estranhar, que muitas pessoas se deixem distrair facilmente deixando de lado seus objetivos centrais e que acabem se lamentando que nunca têm tempo suficiente para nada.

Quando for trabalhar tente se isolar ao máximo de todo tipo de distrações e concentre-se na tarefa que tem em mãos. Evite trocar mensagens de texto, responder a e-mails e responder a notificações de redes sociais.

Se as pessoas ao seu redor são a fonte de distração, peça-lhes educadamente para o deixarem terminar o que está fazendo antes de lhes dar atenção. Não tenha medo de dizer “não” a qualquer um que constantemente tente interrompe-lo enquanto trabalha.

Conclusão: Não use a falta de tempo como desculpa

Você já percebeu que muitas pessoas usam a falta de tempo como justificação para não atingirem suas metas e objetivos.

Ao colocar em prática as dicas acima mencionadas, você não só conseguirá abrandar seu relógio como também verá suas conquistas multiplicarem-se.

Então muito cuidado para não cair nas mesmas armadilhas que a maioria das pessoas que se queixam de falta de tempo caem.

Gostou? Não deixe de compartilhar esse post com seus amigos para que cada vez mais pessoas aprendam a usar seu tempo da maneira mais eficiente possível.

Grande Abraço!

Pedro Sampaio