Jorge Paulo Lemann – 10 Segredos de Sucesso

Share on Pinterest

Jorge Paulo Lemann é nada mais nada menos que o empresário mais bem sucedido do Brasil, considerado em 2015 pela Forbes como a vigésima sexta pessoa mais rica do planeta, liderando alguns dos maiores negócios do mundo.

Ele com a ajuda dos seus sócios ergueu em pouco mais de 4 décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e um dos maiores do mundo, dominando atualmente o setor mundial de alimentos, com ativos que superam 260 bilhões de dólares.

Ele controla o fundo 3G Capital que é atualmente detentor de empresas como Burguer King, Tim Hortons, Heinz, Lojas Americanas e Submarino…

Além disso, Jorge Paulo Lemann é controlador da AB InBev que conta com mais de duzentas marcas de bebidas, entre as quais se destacam a Budweiser, Corona, Stella Artois, Skol, Brahma, Antarctica e muitas outras. Emprega 154.000 pessoas e opera em 140 países da América, Europa e Ásia.

Ele escalou na vida empresarial com pulso firme seguindo uma cultura regida por conceitos como meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos.

Em suas empresas mediocridade não tem vez, apenas há lugar para quem entrega resultados excepcionais e esses têm mesmo a chance de se virem a tornar seus sócios

Estes são os 10 segredos de sucesso de Jorge Paulo Lemann

  1. Aprenda com os erros

 

Jorge Paulo Lemann conta que começou a jogar ténis com 7 anos e isso foi muito importante em sua carreira, pois com 9 anos jogando no Country Clube do Rio de Janeiro, ele perdeu contra o seu maior rival, o que o abalou profundamente.

Aos 12 anos ele voltou a sofrer outra derrota mas desta vez contra um Boliviano o que deixou com o seu orgulho ainda mais abalado.

Mas segundo ele essas adversidades lhe deram a preparação necessária para aceitar as derrotas e acima de tudo, analisar o que poderia ter corrido mal e como poderia melhorar da próxima vez.

Ele adquiriu uma noção apurada de que sem esforço não se tem resultados, se habitou à ideia de que a vitória nem sempre é garantida e que a derrota não é pretexto para desistir e sim para tentar fazer melhor da próxima vez.

PS: Não deixe de ler esse artigo sobre os hábitos, rituais e rotinas dos empreendedores de sucesso – Clique aqui

 

  1. Invista nos goleiros

 

No inicio de sua carreira Jorge Paulo Lemann juntamente com alguns colegas mais velhos e experientes do que ele, da Ivy League (elite do ensino superior norte-americano composta por 8 Universidades – Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth, Harvard, Princeton, Universidade da Pensilvânia e Yale) formaram sociedade e montaram uma financeira.

Mas em apenas 4 anos eles foram à falência, Jorge Paulo Lemann então com apenas 26 anos sofreu um “baque colossal”, ele, que segundo ele se achava especial, descobriu nesse momento que ainda tinha muito que aprender.

Mas novamente junto com as dificuldades veio um grande aprendizado, ele percebeu um grande erro em sua organização, ele percebeu que todos os sócios eram parecidos, todos queriam vender muito, mas ninguém cuidava da administração, motivo principal pelo qual a empresa faliu.

A partir daí ele aprendeu que em sociedades você tem que ter uma boa administração, funcionários aos quais dá o nome de goleiros (aqueles que cuidam da retaguarda) e não deve ter apenas pessoas parecidas com você.

 

  1. Aprenda a tomar risco aos poucos

 

Para Jorge Paulo Lemann risco é uma parte importante da vida, do mundo econômico e comercial, pois tudo na vida tem risco, mas hoje quanto mais as pessoas estudam menos riscos querem tomar.

As pessoas tentam ao máximo estudar e transformar o risco em formulas matemáticas o que leva a que na maioria das vezes, isso as trave de tomar decisões.

Jorge Paulo Lemann estava habituado a administrar um banco com cerca de 200 funcionários quando comprou as Lojas Americanas. Nesse momento ele correu um grande risco pois ele não tinha grandes conhecimentos sobre o negócio e a empresa tinha 16 mil funcionários, então esse foi um salto grande e diferente.

Mas a realidade é que correr esse risco foi fundamental para que ele se posicionasse, para em 1989 comprar a Brahma.

A Brahma era uma empresa maior que tinha 26 mil funcionários que apesar de pouco rentável na época, tinha uma boa posição no mercado e a verdade é que não poderia ter dado mais certo, pois em 2000 se fundiu com a Antarctica formando a Ambev.

Esse passo levou a que pouco depois, em 2004 ele se associasse aos Belgas da Interbrew, formando a InBev e que em 2008 ele corresse o maior risco de sua vida com a aquisição da cervejaria americana Anheuser-Busch detentora da famosa marca de cerveja Budweiser, por 54 bilhões de dólares o que o tornou detentor da maior cervejaria do mundo tanto em vendas quanto em volume de produção.

Fica claro que Jorge Paulo Lemann aprendeu a correr riscos de forma gradual e circunstancial, almejando sempre ser diferente e excepcional.

 

  1. Foco é essencial

foco - jorge paulo lemann

Hoje em dia somos diariamente submetidos a uma carga gigante de informação desde os jornais, à rádio, à TV e principalmente à Internet ao contrário do que acontecia quando Jorge Paulo Lemann começou e portanto hoje as oportunidades e as opções são muito mais numerosas.

Tudo acontece depressa e tudo muda rapidamente, portanto se você deseja fazer algo bem feito, você tem que estar muito focado, pois fazer um pouquinho de cada coisa simplesmente não dá certo.

Você tem que fazer sua escolha e decidir em que é que se vai focar, seguindo em frente tendo sempre em vista a sua meta.

Após comprar as Lojas Americanas e a Brahma Jorge Paulo Lemann sentiu um excesso de confiança e decidiu criar um fundo de Private Equity, o GP Investimentos, que chegou a ter cerca de 30 empresas em carteira e que não deu muito certo devido à dispersão de energias e falta de foco.

Desde aí ficou claro para ele que seria muito mais produtivo fazer uma coisa muito bem feita de cada vez e tomou como exemplos disso Sam Walton fundador do Walmart, que era fanático por suas lojas, e o Warren Buffett de quem é atualmente sócio e que é super focado em uma mesma formula que usa em todos os seus negócios.

 

  1. Tenha um sonho grande

 

Antes de ir estudar para Harvard, Jorge Paulo Lemann era um surfista e tenista que conhecia pouco além do Rio de Janeiro onde então residia.

Ao chegar a Harvard ele descobriu um mundo novo, as pessoas lá viviam em um ritmo muito mais acelerado sempre com muitas ideias, e para além disso ele foi obrigado a fazer um curso de filosofia que fazia parte do programa.

Ele nunca tinha lido acerca de Platão, Sócrates… nem nada parecido!

A partir daí a sua visão do mundo se começou a transformar, o que outrora almejava alcançar, como por exemplo ganhar um campeonato de ténis ou pegar umas ondas maiores já não fazia mais sentido. E porquê isso?

Porque ele percebeu que “ter um sonho pequeno ou um sonho grande dá o mesmo trabalho”, e desde então ele passou a ter apenas sonhos grandes.

Ter um sonho grande serviu fundamentalmente de motor para atrair e manter trabalhando com ele gente extraordinária, fator que foi crucial para que conseguisse alcançar o tremendo sucesso que tem hoje, pois gente boa não se conquista apenas com dinheiro e sim com uma clara promessa de crescimento e um desejo de perseguir um propósito maior.

Isto nos leva ao ponto seguinte.

 

  1. Procure gente boa

 

Em 1971 quando fundou o Banco Garantia, o capital era reduzido, ele não era conhecido e para se tornar competitivo no mercado financeiro, decidiu investir uma parte boa do seu tempo a recrutar as melhores pessoas possíveis para o auxiliarem em seu percurso.

E isso deu muito certo, entre algumas dessas pessoas encontram-se Marcel Telles e Beto Sicupira que se vieram a tornar sócios de Jorge Paulo Lemann e se mantêm assim até hoje.

Hoje em dia ele tem programas de Trainee que são programas de recrutamento que só na Ambev recebem anualmente cerca de 80 mil candidatos.

Este é um dos principais segredos de sucesso de Jorge Paulo Lemann – “Atrair pessoas excepcionais” pois ninguém vai muito longe sozinho, se unir a gente boa faz com que você chegue muito mais longe, muito mais depressa.

 

  1. Seja eficiente

 

Eficiência refere-se à relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados, ou seja quanto melhores resultados você obtiver usando o mínimo possível de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, matéria-prima, etc…) mais eficiente você se tornará.

Tudo ao nosso redor pode sempre melhorar, eficiência poupa tempo e dinheiro, principalmente quando se trata de redução de custos.

“Despesa é que nem unha, tem que cortar o tempo todo, senão cresce”.

 

  1. O poder das ideias

poder das ideias jorge paulo lemann

Para alcançar grandes metas, são necessárias grandes ideias, nos velhos tempos Jorge Paulo Lemann costumava tomar decisões no curto prazo sem maiores reflexões, até que em Harvard ele percebeu que ideias importantes tinham um efeito maior no resultado final do que qualquer fato temporário.

Grandes nomes da história são prova de que o poder das ideias, aliado à ação produz resultados muito mais significativos do que pura ação desprovida de orientação e analise.

Veja o exemplo de Abraham Lincoln que costumava dizer que se tivesse apenas uma hora para cortar uma árvore, usaria os primeiros quarenta e cinco minutos afiando seu machado.

Essas ideias importantes de Jorge Paulo Lemann e de seus sócios deram origem a alguns princípios básicos que os têm orientado em seus negócios, e segundo Jorge Paulo Lemann foram estes princípios que os levaram a alcançar o tremendo nível de sucesso que têm hoje.

  • Ter gente boa trabalhando como um time e com objetivos comuns.
  • Encontrar, treinar e manter apenas gente boa em suas empresas.
  • Remunerar pessoas de forma estimulante e justa.
  • Avaliar frequentemente as pessoas que fazem parte de suas empresas.
  • A principal função dos chefes deve ser escolher pessoas melhores do que eles para dar continuidade ao crescimento das empresas.
  • Liderança deve ser exercida mediante ideias claras e pelo exemplo diário nos mínimos detalhes.
  • Debater é importante, mas tudo tem de ter um responsável e no final alguém tem de tomar uma decisão.
  • O bom senso vale tanto e até mais do que ideias complexas. O simples é sempre melhor que o complexo.
  • A boa instituição está sempre querendo melhorar, seja qual for o grau de sucesso, existe a possibilidade de melhoria. Isto garante uma vantagem competitiva duradoura.
  • Reduzir sempre os custos. É uma variável sobre o seu controle e que garante a sobrevivência.
  • As inovações que criam valor são úteis, mas copiar o que funciona é bem mais prático.
  • A melhoria e educação continua dos associados têm de ser um esforço permanente e incorporado as rotinas.
  • Só aparecer nas notícias com objetivos concretos.
  • Foco, foco, foco, foco no essencial.
  • Comunicação e dados essenciais circulando com transparência ajudam a educar, empurrar na mesma direção e a criar uma vantagem competitiva.
  • Valorize a retaguarda (os goleiros).
  • Ética total é essencial.
  • Demora-se muito para construir a reputação que pode desaparecer rapidamente.
  • Para chegar ao pote de ouro no fim do arco-íris você tem de percorrer todo o arco-íris, mas faça isso com lucro pelo caminho.
  • Um sonho grande, desafiador, comum e essencial, ajuda todos a trabalharem na mesma direção.

 

  1. Desenvolva uma visão de longo prazo

 

Os principais sócios de Jorge Paulo Lemann acompanham-no há mais de 40 anos e algumas das decisões que foram tomadas, tais como abdicar de empresas financeiras para abraçarem novos projetos no ramo comercial e industrial, foram tomadas há 30 anos atrás e traçaram o percurso que têm percorrido até hoje.

 

  1. Dê sempre o seu melhor

 

A Universidade de Harvard é regida por padrões elevados, lá todos os alunos estão empenhados em aprender mais e melhorar a cada dia.

E esse clima afetou profundamente Jorge Paulo Lemann e o influenciou a querer dar sempre o seu melhor.

Isso o ajudou a superar os medos, incertezas e inseguranças comuns de qualquer negócio, a se focar, a se destacar da multidão e a inspirar aqueles que estão ao seu redor.

A maior prova disso é que ele está hoje entre os empresários com maior sucesso profissional do Mundo!

 

Recapitulando os 10 Segredos de Sucesso de Jorge Paulo Lemann

Aqui estão os 10 segredos de sucesso de Jorge Paulo Lemann, caso você deseje ter uma referência fácil para se guiar.

  • Aprenda com os erros
  • Invista nos goleiros
  • Aprenda a tomar risco aos poucos
  • Foco é essencial
  • Tenha um sonho grande
  • Procure gente boa
  • Seja eficiente
  • O poder das ideias
  • Desenvolva uma visão de longo prazo
  • Dê sempre o seu melhor

 

Conclusão

Como dizia Winston Churchill, sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo, o que acontece é que muitos empreendedores de enorme potencial, acabam desistindo de seus sonhos perante certas adversidades.

Lembre-se, você só fracassa quando desiste de tentar pois o fracasso temporário é apenas sucesso em progresso.

Espero sinceramente que os 10 segredos de sucesso de Jorge Paulo Lemann, possam ajudar você a melhorar a cada dia o rumo dos seus negócios como me têm ajudado a mim.

Caso tenha gostado do artigo, compartilhe-o nas redes sociais.

Qual foi o segredo de sucesso de Jorge Paulo Lemann que você mais curtiu? Escreva nos comentários. Vamos adorar saber!